A CRRC Zhuzhou Locomotive Co marcou formalmente o início da montagem local de trens de metrô autônomo para Istambul (Turquia), com uma cerimônia de abertura em Ancara, em 7 de junho de 2023. A empresa descreve a ocasião como “um momento histórico para a indústria de transporte ferroviário da Turquia”.

A construtora chinesa assinou um contrato de TL1,5 bilhões (de liras turca) em abril de 2020 para fornecer 176 carros para a linha de metrô autônoma M11, que atende o novo aeroporto de Istambul. A primeira etapa dessa linha foi inaugurada em janeiro de 2023, com previsão de conclusão das demais até o final deste ano (2023). Projetados para operar a até 120 km/h em formações de quatro ou oito carros, os trens estão sendo equipados para operação autônoma em GoA4.

A montagem local destina-se a atender a uma exigência contratual de 60% de equipamentos nacionais nos carros. A CRRC Zhuzhou disse que trabalharia com 13 empresas turcas para montar um lote inicial de 60 veículos.

O gerente geral da Turquia, Li Yangyang, disse que a empresa está “comprometida com uma cooperação ganha-ganha com empresas locais em compras, fabricação, operação e manutenção”. A localização de 60% do projeto de fabricação de trens criaria mais de 200 empregos e “promoveria diretamente o desenvolvimento da indústria de transporte ferroviário local”, explicou.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp