A STATE Railway of Thailand (SRT) concedeu um contrato de 7,75 bilhões de baht (US $ 248,72 milhões) para a construção de parte do projeto de trem de alta velocidade Bangkok – Nong Khai de 873 km para a joint venture SPTK.
SPTK é um consórcio liderado pela empresa de construção malaia Bina Puri, juntamente com a NPA Construction Company, na Tailândia, e Tim Sekata, na Malásia.
O contrato é para a construção de um total de 13,68 km de ferrovia ao longo de um percurso de 12,38 km, bem como a reforma da estação Nakorn Ratchasima e a construção de uma nova estação em Phu Kao Lat.
O contrato abrange também a construção de terraplenagem, muros de contenção, estacas, barreiras acústicas e drenagem, além da implantação de utilidades como eletricidade e água nas estações.
O contrato faz parte da Fase 1 de 252,2 km da linha, que vai de Bangkok a Nakhon Ratchasima no nordeste. A construção do trecho começou em 2018, com previsão de inauguração da linha em 2023.
A notícia segue um aumento no orçamento de 12 bilhões de baht para a Fase 1 em 2 de outubro de 2020, para acomodar a compra de material rodante, a construção de infraestrutura de manutenção e a decisão de colocar laje em vez de via lastreada.
A linha será operada com trens de alta velocidade Fuxing fornecidos pela CRRC, e suportará velocidades operacionais de 250 km / h.