O Instituto de Pesquisa Ferroviária da Coreia (KRRI) anunciou que está atualmente testando um sistema de controle de trem autônomo baseado em 5G em sua Trilha de Teste Abrangente da Ferrovia Osong.
Os testes começaram em abril e o sistema encurta a distância segura entre os trens, permitindo a comunicação direta entre os veículos. A tecnologia leva em conta a posição do trem precedente na linha e variáveis como a posição do trem, velocidade e distância de frenagem para permitir o ajuste automático das margens de segurança.
O sistema opera de acordo com um modelo de controle distribuído, através do qual cada trem é controlado automaticamente por meio de comunicação direta trem a trem e relatórios de posição. Nos sistemas de controle atuais, a tomada de decisões é realizada por meio de um centro de controle central e apenas a posição atual do trem é considerada.
A KRRI afirma que seu sistema pode resultar em reduções significativas na quantidade necessária de equipamentos de sinalização de via e aumentar a capacidade das linhas em até 30%. Além disso, o instituto afirma que a tecnologia pode reduzir o impacto do erro humano, reduzir os custos de investimento nas instalações e melhorar o trabalho de manutenção, e que a tecnologia pode ser usada no futuro para controlar interruptores em cruzamentos.
A KRRI afirma que o uso de comunicações 5G reduzirá o atraso na transmissão entre os trens, enquanto aumenta a capacidade de transmissão de dados e a confiabilidade em até 20 vezes em comparação com o GSM-R.
O projeto foi realizado por meio de um acordo de parceria público-privada (PPP) com a SK Telecom, firmado em janeiro deste ano.
“Essa tecnologia pode reduzir o congestionamento durante as horas de deslocamento e permitir que os trens operem com mais eficiência”, disse o Sr. Na Hee-seung, presidente da KRRI. “No futuro, a ferrovia será capaz de aproveitar a inovação inteligente para um transporte conveniente, por meio da convergência de iniciativas verdes e digitais.”
“Realizaremos testes adicionais, como tecnologia de redirecionamento para trens e implementação de tecnologia de separação e junção de trens, bem como controle avançado de espaçamento de trens e sistemas de comunicação e controle de trem para via”, disse o líder da equipe KRRI, Sr. Jeong Rak -gyo.
Os testes são parte de um programa de desenvolvimento de trem autônomo Won 22,1 bilhões (US $ 28,76 milhões) apoiado pelo Conselho Nacional Coreano de Pesquisa em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e ICT. O projeto terá duração de nove anos entre 2016 e 2024.