A fabricante chinesa de trens CRRC (Changchun Railway Vehicles Co)., Ltd. lançou na quarta-feira um novo tipo de trem de alta velocidade que pode operar em diferentes sistemas ferroviários (temperatura, bitola, velocidade e inclinação). A adaptabilidade deste trem de alta velocidade possibilita o trânsito do veículo em países diferentes, obedecendo às peculiaridades impostas.
O trem, com velocidade padrão de 400 km/hora, foi desenvolvido para atender a diferentes sistemas ferroviários em rotas internacionais, tornando a viagem ferroviária internacional mais conveniente.
A empresa disse que o trem pode operar em temperaturas entre 50 graus Celsius negativos e 50 graus Celsius, e também pode operar sob diferentes sistemas de fornecimento de energia de tração e padrões de transporte ferroviário de diferentes países.
Com base no protótipo e na tecnologia, a empresa está pronta para receber encomendas de trens de alta velocidade customizados e produtos ferroviários de acordo com as normas técnicas e requisitos operacionais de diversas regiões do mundo.
Atualmente, existem quatro padrões principais de trilhos ferroviários em todo o mundo. Quando trens comuns circulam entre países com bitolas diferentes, eles precisam substituir seus truques de trem, o que leva tempo e esforço.
Como o novo trem CRRC é equipado com truques de mudança de bitola, ele pode mudar seu modo ferroviário durante viagens transfronteiriças, melhorando muito a eficiência das viagens entre os sistemas ferroviários.