A Amtrak projeta um número de passageiros fiscal de 2021 de apenas 9 milhões, um declínio de 72% em relação ao recorde de 32,5 milhões de passageiros de 2019, disse o CEO William Flynn aos membros do Comitê de Comércio do Senado, que expressou ceticismo e preocupação com a mudança para três dias-a-dia serviço semanal para a maioria dos trens de longa distância.

Em depoimento apresentado na manhã de quarta-feira, Flynn qualifica sua estimativa dizendo que “essas suposições dependem de uma vacina eficaz e amplamente distribuída que estará disponível em meados do próximo ano civil – o que sabemos não é um resultado garantido.”

Nesse baixo nível de passageiros, as receitas seriam de apenas US $ 598 milhões, 75% abaixo dos US $ 2,4 bilhões de 2019. Sem cortes drásticos nas programações e na equipe que a Amtrak começou a implementar, Flynn disse que a ferrovia queimaria US $ 250 milhões por mês em dinheiro. Ele deixou claro que a Amtrak estava no caminho da insolvência se isso continuasse.

“Com essa taxa de esgotamento de caixa, a Amtrak seria forçada a tomar medidas ainda mais drásticas com impactos duradouros em nossa empresa, nossos funcionários e nossa rede”, disse Flynn ao comitê. Ele observou que, embora o número de passageiros tenha melhorado em relação às baixas de abril de 4.000 passageiros diários, a contagem de passageiros na terça-feira foi de 17.000, muito abaixo dos níveis pré-pandêmicos de 80.000 por dia.

Os senadores questionaram a decisão da Amtrak de cortar o serviço de longa distância para três vezes por semana para todos, exceto o Auto Train diário e o Silver Meteor quatro vezes por semana .  

“Parte do ceticismo que ocorre pelo menos comigo, e talvez com meus colegas, é que os CEOs anteriores da Amtrak eram menos comprometidos com o serviço de passageiros de longa distância”, disse o senador Jerry Moran (R-Kansas) a Flynn. “Então, quando a [operação] de três dias chega, levanta preocupações de que esta é outra circunstância em que estamos apenas sendo jogados, que este é o esforço contínuo para eliminar ou diminuir significativamente o serviço.”

O presidente do comitê, Roger Wicker, R-Miss., Questionou repetidamente Flynn sobre a restauração do serviço de trem ao longo da Costa do Golfo: “Sr. Flynn, você está tão comprometido quanto eu em restaurar o serviço para a rota da Costa do Golfo de Nova Orleans para Mobile o mais rápido possível? ”

O fato de já se terem passado 15 anos desde a última vez que o Sunset Limited funcionou a leste de Nova Orleans devido aos danos causados ​​pelo furacão Katrina, no que deveria ser uma interrupção temporária, assombra os membros do Congresso, levantando temores de que os recentes cortes de serviços também possam se tornar permanentes.

A senadora do comitê democrata de classificação, a senadora Maria Cantwell, de Washington, disse: “Não queremos ver do que o presidente está falando – algum incidente que basicamente define um curso em que o serviço é reduzido e leva 15 anos para restabelecê-lo . ”

O senador Jon Tester (D-Mont.) Está preocupado com o fato de que, na ausência de um serviço de trem diário confiável, as pessoas escolheriam outros meios de transporte e não poderiam retornar à Amtrak quando o serviço completo fosse restaurado.

Flynn disse que a empresa avaliaria o número de passageiros e as finanças em fevereiro para fazer quaisquer ajustes nas programações para o calendário de maio e insistiu que a Amtrak restauraria o serviço diário de longa distância “quando financeiramente possível”.

Questionado pelo senador Richard Blumenthal (D-Conn.), Flynn admitiu que grandes projetos de infraestrutura ao longo do Corredor Nordeste, incluindo o programa Gateway, estão em risco. “Há certamente um potencial de atraso no avanço desses projetos há muito necessários, sem um nível de financiamento para apoiar esses investimentos de capital”, disse ele.

A falta de financiamento para projetos de capital pode causar mais 700 demissões, com 1.600 a mais devido a perder seus empregos sem financiamento adicional para manter os serviços do estado. A Amtrak está atualmente liberando 2.000 trabalhadores sindicalizados e 100 gerentes, elevando o total potencial para 4.400.

Dennis Pierce, testemunhando para a Teamsters Rail Conference, disse que a Amtrak espera dispensar quase um quarto de seus engenheiros de passageiros, incluindo todos os engenheiros estudantes.

Ferrovia Amtrak, MRO GE P42DC, em Fraser, Colorado, EUA. Fotografia de Mike Danneman em 13/mar/2020.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp