O estado da Western Australia (Austrália Ocidental) fecha contrato para construir a linha de transporte regional Morley-Ellenbrook de 21 km de $ A 700 milhões ($ US 497,58 milhões) em Perth para uma joint venture de Laing O’Rourke, Austrália, e Arup, Grã-Bretanha:
A joint venture, chamada MELconnx, foi a preferida para o contrato em setembro/2020.
O contrato cobre a construção da linha, bem como cinco novas estações em Morley, Noranda, Málaga, Whiteman Park e Ellenbrook (Na Autrália).
A linha se conectará com a Midland Line existente em Bayswater e seguirá para o norte no canteiro central da Rodovia Tonkin, através da terra ao norte de Marshall Road, ao longo do lado oeste da Lord Street e terminará no centro da cidade de Ellenbrook.
Este é o maior dos quatro contratos do projeto. Os trabalhos preliminares de reconstrução da Estação Bayswater estão em andamento. Outros contratos compreendem a integração da linha à Rodovia Tonkin, que está em fase de projeto e planejamento, e obras futuras.
Quando for inaugurada no final de 2024, a linha oferecerá uma viagem de 30 minutos da Estação Ellenbrook ao centro de Perth – reduzindo pela metade o tempo atual de viagem.
A linha conectará os subúrbios do nordeste com a rede ferroviária de passageiros na cidade, onde a população está prevista para dobrar até 2031 e tem como objetivo reduzir o congestionamento na área. A linha também fornecerá melhores conexões com o aeroporto e as estações da Linha Midland.
O projeto tem um orçamento total de $ A 1,1 bilhões e é financiado conjuntamente pelos governos nacional e estadual.