O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) deve estender seu empréstimo de US $ 300 milhões à Russian Railways (RZD), que possui e opera a rede ferroviária nacional integrada de passageiros e carga do país.
A última mudança veio para ajudar a aliviar as restrições temporárias de liquidez causadas pela queda no transporte de passageiros de longa distância em meio ao surto de Covid-19.
Com este empréstimo do AIIB, a RZD poderá preservar os empregos e as condições de trabalho dos seus colaboradores, garantindo a continuidade do seu funcionamento.
O vice-presidente de operações de investimento do AIIB, Konstantin Limitovskiy, disse: “Com este projeto, o AIIB contribui para o apoio aos serviços de transporte ferroviário, que continuam sendo um meio de transporte socialmente significativo e mais acessível para milhões de cidadãos, e uma forma eficiente de transportar grandes quantidades de mercadorias e frete.
“O compromisso do AIIB com a sustentabilidade tem que ir além da própria infraestrutura. Deve também prestar contas às pessoas, tanto as que prestam como as que dependem dos seus serviços ”.
O sistema ferroviário da Rússia cobre 85.500 km de trilhos e suas rotas transportam passageiros por grandes distâncias, além de se conectar a portos marítimos movimentados que atendem à Ásia e à Europa.
As ferrovias também contribuem para o comércio interno e externo do país.
Devido aos impactos negativos da pandemia, as operações ferroviárias de passageiros de longo curso da Russian Railways na Rússia foram severamente afetadas.
A queda da RZD no faturamento de passageiros atingiu 70% em alguns meses.