O Ministério do Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Egito anunciou planos para estabelecer a primeira fábrica do país para construir EMUs, DMUs e trens de monotrilho na zona industrial de East Port Said.
O anúncio foi feito em 16 de setembro durante uma reunião entre o ministro do planejamento e desenvolvimento econômico, Dr. Hala El-Said, o ministro dos transportes, general Kamel El-Wazir, e o presidente da Autoridade da Zona Econômica do Canal de Suez, Sr. Yahia Zaki, para discutir como o projeto será implementado e a produção provável da fábrica.
A empresa egípcia de serviços e manutenção de ferrovias (Ermas) deverá operar a nova fábrica em parceria com o setor privado, incluindo várias empresas internacionais, a Zona Econômica do Canal de Suez e o Fundo Soberano do Egito.
El-Wazir vê a fábrica como parte de uma iniciativa para localizar a produção de equipamentos ferroviários para atender à demanda crescente tanto no mercado interno quanto na África e na Península Arábica. El-Wazir acredita que a nova fábrica vai impulsionar a economia egípcia, gerar divisas e expandir o mercado de trabalho.