Connectus, a joint venture (JV) entre McConnell Dowell e Downer, concluiu a primeira seção de túnel para o projeto City Rail Link (CRL) de Auckland.
A JV construiu 350 m de túneis ferroviários duplos abaixo da Albert Street da Customs Street até a Wyndham Street, como parte do Pacote 2 do projeto. O túnel foi construído usando o método de corte e cobertura, com uma trincheira de 13 m de largura e até 18 m de profundidade em seu ponto mais profundo sob a rua.
O pacote também incluiu a construção de uma nova linha de água de chuva de Swanson Street a Wellesley Street, o desvio e proteção de vários serviços subterrâneos e melhoria da paisagem urbana.
“Realizar este tipo de trabalho no centro da cidade de Auckland foi muito desafiador, mas toda a equipe se preparou para a tarefa”, disse Marianne Rogers, gerente de projeto sênior de Connectus.
Além de construir túneis e um reino urbano aprimorado, Connectus também trabalhou com a CRL Limited em seu esforço para construir o maior projeto de infraestrutura de transporte da Nova Zelândia sem usar recursos desnecessários ou criar resíduos desnecessários para seu projeto e construção.
A conclusão ocorre após a Link Alliance , liderada pela Vinci Construction Grands Projects, ter conquistado dois contratos para os Pacotes 5 e 7 para o projeto CRL. O consórcio, que inclui as subsidiárias da Vinci Construction, Vinci Construction Grands Projects e Soletanche Bachy International, juntamente com Downer, Aecom, WSP-Opus e Tonkin & Taylor, recebeu o Pacote 3 em julho de 2019.
O esquema de US $ 4,4 bilhões (US $ 2,9 bilhões) envolve a construção de uma linha subterrânea de 3,4 km abaixo do centro de Auckland, transformando Britomart em uma estação de passagem. A linha terá capacidade para 54 mil passageiros por hora.