O Grupo Ferroviário Nacional FS e a empresa de energia Snam trabalharão em conjunto para avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso da energia do hidrogênio no setor ferroviário e no desenvolvimento de modelos de negócios adequados.
As empresas farão experiências com a produção, transporte, compressão, armazenamento, fornecimento e uso de hidrogênio, e poderão realizar financiamento conjunto ou licitação.
Um memorando de entendimento para cooperação foi assinado pelos CEOs das duas empresas em 21 de outubro.
‘O acordo assinado com a Snam confirma a importância, para a FS Italiane, de incentivar a mobilidade sustentável, em linha com o New Deal Verde Europeu’, afirmou o CEO do FS Group, Gianfranco Battisti. ‘O transporte ferroviário com hidrogênio é uma inovação fundamental capaz de aumentar a sustentabilidade ambiental tanto do transporte de carga quanto de passageiros nas demais seções da ferrovia não eletrificada’.
O CEO da Snam, Marco Alverà, disse “estamos dando um passo importante na promoção de uma cadeia de valor do hidrogênio na Itália, começando em setores que são cruciais para a descarbonização, como o transporte de pessoas e mercadorias. Graças à colaboração entre FS Italiane e Snam, pretendemos criar infra-estrutura para converter rapidamente trens atualmente movidos a diesel em hidrogênio, ganhando assim liderança tecnológica para ser capitalizado em nível internacional. ‘
Em junho deste ano, Snam e Alstom assinaram um acordo de cinco anos para o desenvolvimento de trens a hidrogênio e infraestrutura associada.
Segundo o acordo, a Alstom fabricaria e manteria trens de hidrogênio recém-construídos ou convertidos, enquanto a Snam desenvolveria infraestrutura para produção, transporte e reabastecimento de hidrogênio.