O Fundo Nacional de Promoção do Turismo do México (Fonatur), que supervisiona a construção do projeto do Trem Maia de 1452 km na península de Yucatan, divulgou detalhes do concurso público internacional para fornecimento de material rodante e equipamentos de sinalização e operação para as cinco primeiras seções do projeto.

O contrato é dividido em quatro componentes, que Fonatur diz ter como objetivo maximizar as eficiências possíveis.

O primeiro elemento inclui a aquisição, teste e comissionamento de 43 trens para operação nas cinco primeiras seções da linha de Palenque via SF Campeche, Izamal e Cancún para Tulum. Há também a opção de comprar 27 conjuntos adicionais para as duas seções restantes do Trem Maya, que são novas seções construídas entre Tulum, Bacalar e Escárcega.

O chefe da Fonatur, Sr. Rogelio Jiménez Pons, disse que a ferrovia exigirá uma frota mista de trens elétricos e diesel-elétricos e tem um orçamento de aproximadamente 40 bilhões de pesos (US$ 1,97 bilhão). A rede será eletrificada em um trecho de 690 km entre Mérida na seção três e Chetumal na seção seis.

O segundo elemento compreende a aquisição, equipamento, teste e comissionamento de sistemas de sinalização, proteção de trem, telecomunicações e rádio para operação da rede do Trem Maia. Este elemento também inclui o projeto, construção, equipamento e operação das salas de controle da rede.

O terceiro elemento é o projeto, construção e equipamento dos depósitos de manutenção de material rodante. O quarto é um contrato de cinco anos após as vendas, que inclui a transferência de conhecimento para a Fonatur e Fonatur Tren Maya.

A licitação para o concurso decorrerá de 24 de novembro a 4 de dezembro. O contratante vencedor será anunciado em 26 de maio de 2021.

A Fonatur é apoiada no processo de licitação pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos, que, segundo o órgão, oferece maior transparência ao processo. Ele afirma que também será supervisionado por um funcionário do Ministério do Serviço Público.

Imagem: Divulgação

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp