A DB Cargo vai investir em uma frota de vagões planos e caixas móveis para fornecer matéria-prima para a usina siderúrgica da ArcelorMittal em Eisenhüttenstadt sob um contrato de logística de 10 anos que vai de meados de 2021 a 2031.
Anunciado em 16 de novembro, o contrato cobre a movimentação de até 4,2 milhões de toneladas de minério de ferro, coque e calcário por ano para uma das maiores instalações de produção de aço da Alemanha. As matérias-primas serão transportadas em 1 408 contentores que serão transportados em 352 vagões duplos multifuncionais a serem adquiridos pelo operador.
A Innofreight já desenvolveu um contêiner de minério de ferro de 70 toneladas para uso do Grupo de Carga Ferroviária da Áustria e da Voestalpine Stahl.
O conceito de vagão foi desenvolvido pela Innofreight, parceiro logístico da DB Cargo, com o objetivo de otimizar o volume de carga de cada uma das matérias-primas. A Innofreight também construirá e operará duas instalações semiautomáticas de carga e descarga na planta de Eisenhüttenstadt.
Espera-se que o uso de contêineres especialmente projetados para as diferentes propriedades de minério, coque e calcário aumente a carga útil de cada trem em cerca de 20%, reduzindo o número total de trens operados. O carregamento e o descarregamento automatizados dos trens de blocos planos nos terminais eliminarão grande parte das manobras atualmente necessárias, ao mesmo tempo que reduzem a quantidade de poeira e ruído criados.
Espera-se que a substituição dos vagões da tremonha de minério existentes reduza a poeira gerada durante o descarregamento.
‘A ArcelorMittal Eisenhüttenstadt está implementando um dos sistemas de logística de matérias-primas mais modernos da Europa’, disse o comprador líder da Rail Sybille Klipstein. ‘Estamos estabelecendo novos padrões de eficiência, proteção ambiental e segurança ocupacional.’
“Há anos fornecemos matérias-primas à ArcelorMittal e transportamos aço acabado para os clientes, em particular na indústria automotiva e de engenharia de fábrica”, disse o membro do Conselho de Administração da DB Cargo para Vendas, Pierre Timmermans.
‘Agora, estamos investindo uma quantia considerável nesta parceria de longa data. Nossos novos vagões para a ArcelorMittal terão uma estrutura inferior durável, enquanto a superestrutura removível é projetada para ser flexível para que possa ser substituída com mais frequência. Também seremos capazes de personalizar a superestrutura à medida que os requisitos mudam.’