A fabricante de trens espanhola Talgo inaugurará seu planejado trem a hidrogênio Vittal-One até 2023, de acordo com um cronograma anunciado para o projeto em 19 de novembro.

De acordo com o cronograma, apresentado durante uma conferência sobre tecnologia de hidrogênio organizada pelo Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico da Espanha (Miteco), Talgo fará testes de validação de uma unidade de propulsão movida a hidrogênio no início de 2021, antes da instalação em um novo trem durante a segunda fase de fabricação do projeto entre 2021 e 2023.

Talgo apresentou o sistema de propulsão no dia 16 de setembro na Primeira Conferência do Hidrogênio para o Desenvolvimento Socioeconômico do Sudoeste Ibérico (SOI H2) em Don Benito, Badajoz.

O sistema emprega células a combustível de hidrogênio para alimentar os motores de tração do trem, apoiados por baterias auxiliares projetadas para aumentar a aceleração, que são recarregadas por meio de frenagem regenerativa.

Talgo afirma que, além de ser equipado nas futuras gerações de trens Vittal, o sistema modular foi projetado para ser facilmente instalado em uma variedade de outros veículos ferroviários, incluindo a conversão de veículos a diesel em hidrogênio.

Talgo acrescenta que o sistema de propulsão servirá como uma alternativa eficiente e ecológica em linhas onde a eletrificação completa é muito cara ou causa interrupções.

“O hidrogênio verde não é mais o futuro, é uma realidade”, diz o CEO da Talgo, José María Oriol. “A entrada em operação de trens a hidrogênio como o que a Talgo está desenvolvendo vai melhorar a mobilidade em nosso país lado a lado com o meio ambiente, pois permitirá o aproveitamento das linhas não eletrificadas espanholas, ao mesmo tempo em que reduz o pegada de carbono.”

Talgo (Imagem: Divulgação)

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp