O Senado de Berlim decidiu estabelecer uma agência de material rodante para adquirir e alugar veículos para uso em serviços ferroviários locais.

Um projeto de lei para estabelecer o Landesanstalt für Schienenfahrzeuge Berlin como uma ‘instituição de direito público’ será agora submetido à aprovação da Câmara dos Deputados.

A agência permitiria ao governo municipal adquirir novo material rodante para uso na rede S-Bahn, em conjunto com a licitação de concessões para operar os grupos de serviços Nord-Süd e Stadtbahn. Nos termos dos planos acordados com o vizinho Land Brandenburg, a aquisição de material rodante para ambos os grupos de serviços está a ser licitada separadamente dos contratos de exploração, embora os licitantes possam agrupar os vários lotes, se assim o desejarem.

Trens S-Bahn de Berlim.

Toda a frota atual do S-Bahn de Berlim deve ser substituída em conjunto com a licitação dos três contratos operacionais de longo prazo.

De acordo com o Senado, pelo menos 1.308 novos carros S-Bahn devem ser adquiridos a um custo estimado de até € 3 bilhões, e a estrutura revisada permitiria que eles continuassem sendo propriedade do Land . Também ajudaria a formar um conjunto de ativos de propriedade do município.

‘Desta forma, Berlim está se tornando independente de apenas uma operadora’, disse a senadora dos transportes Regine Günther quando o plano foi anunciado em 24 de novembro. Ela explicou que o estabelecimento de uma agência estatal de veículos era um componente central de sua estratégia para adquirir veículos o mais barato possível, evitando a necessidade de ‘pré-financiamento oneroso dos veículos pelo operador contratado’.

Vários outros Länder em toda a Alemanha já estabeleceram empresas de material rodante para adquirir veículos para seus serviços regionais e disponibilizá-los a operadores independentes, reduzindo sua dependência da Deutsche Bahn e de empresas de leasing comercial.

Brandenburg ainda não decidiu se participará como parte interessada no LSFB, mas a legislação possibilitaria que isso fosse feito em uma data posterior.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp