A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fechou com a Systra a contratação de prestação de serviços técnicos especializados para fiscalização das obras de modernização da Linha 7 (Ruby).

Segundo os planos, a Linha 7 será incorporada aos 100 km norte-sul da Fase 1 do projeto do Trem Intermunicipal da cidade, que conectará a Linha 7 com linhas que atualmente são apenas de carga para fornecer serviços regulares de passageiros entre a estação Barra Funda em São Paulo e Campinas.

A Systra apoiará a CPTM no planejamento, monitoramento e controle de todas as obras da Linha 7, e oferecerá medidas corretivas quando necessário. Além disso, a Systra irá preparar e apresentar um relatório de gestão cobrindo o andamento e o resultado das ações implementadas.

As obras da Fase 1 serão realizadas por meio de uma concessão no valor de R$ 7 bilhões, que será outorgada pela CPTM em janeiro de 2021, com previsão de conclusão em 2022. O contrato cobrirá a modernização e integração da rota de 102 km , bem como a aquisição de material rodante e exploração de serviços pelo prazo de 30 (trinta) anos.

A concessão abrangerá a operação de um serviço expresso Barra Funda – Jundai – Campinas, com um tempo de viagem ponta a ponta de cerca de uma hora, além de um serviço intermunicipal convencional ligando Francisco Morato a Campinas (SP), atendendo nove estações. A linha TIC Fase 1 deverá atender uma população de cerca de três milhões ao longo de sua rota.

A fase 2 do projeto prevê uma extensão de 36 km da linha de Campinas a Americana.

Ferrovia CPTM, CAF 7000, Número 7061, São Paulo, São Paulo, Brasil. Fotografia de Lucas MR em 04-jan-2018.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp