A Autoridade Nacional Egípcia para Construções Subterrâneas concedeu a um consórcio para a Mitsubishi Corp e da Orascom Construction, para o contrato CP411 de Sistemas Ferroviários, Track & Depot Works Package, de US$ 800 milhões para a Linha 4 do metrô do Cairo, na Fase 1.
O trecho irá percorrer 19 km a sudoeste do centro do Cairo até a área da Pirâmide de Gizé, com 16 estações.
A participação de US$ 350 milhões da Orascom no contato inclui obras civis e construção do centro de controle. A Mitsubishi fornecerá os sistemas ferroviários, incluindo trilhos, sinalização, fontes de alimentação, telecomunicações, portas de tela de plataforma, cobrança automática de tarifas e equipamento de depósito, que disse ser baseado em ‘tecnologias ferroviárias avançadas desenvolvidas no Japão’.
O contrato está sendo financiado por meio do primeiro projeto de empréstimo em ienes dos Termos Especiais para Parceria Econômica da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Egito.
Mitsubishi disse que a urbanização contínua resultou em rápido crescimento da população e do tráfego no Cairo, tornando o desenvolvimento da infraestrutura de transporte público uma questão de urgência.
A Linha 4 também transportará o tráfego turístico, levando os visitantes às pirâmides e ao Grande Museu Egípcio que está sendo construído pela Orascom Construction e pela BESIX.