Dois vagões Wascosa que usam energia elétrica da locomotiva para alimentar contêineres refrigerados estão sendo testados pela Green Cargo e Schenker no serviço North Rail Express que liga Oslo e Narvik via Suécia.
Os vagões são conectados à locomotiva por meio de um cabo de alimentação que converte a fonte de alimentação em trifásica e 400V, e também possuem geradores a diesel como fonte de alimentação reserva.
Os operadores veem oportunidades “substanciais” na transferência de mercadorias com temperatura controlada da rodovia para a ferrovia. O uso de eletricidade da locomotiva em vez de um gerador a diesel cria uma economia adicional de CO 2 , com geradores em vagões de mercadorias refrigerados consumindo 2,5 litros de diesel por hora; a viagem de 1.960 km de Oslo a Narvik leva de 28 a 30 h.
‘Esta é uma solução extremamente excitante e única que resultaria em uma redução considerável das emissões de carbono das remessas da Schenker’, disse Annette Bernström, Gerente de Vagões da Green Cargo. “Fizemos pequenos ajustes nos vagões para que se adaptem às remessas. Os testes que estamos conduzindo também indicarão se mais ajustes são necessários ou se algo mais precisa ser desenvolvido.’