A empresa Marcopolo anunciou nesta quarta-feira, 16/12/2020, sua primeira entrega de materiais rodantes para veículos leves sobre trilhos (VLT), ampliando a aposta da marca produtora de carrocerias de ônibus no setor ferroviário (para diversificar receitas).

As duas unidades entregues para uma operadora de turismo na Serra Gaúcha são as primeiras da Marcopolo Rail, unidade do setor ferroviário que a Marcopolo lançou no ano passado para atuar nos segmentos de VLT e modais de vias elevadas.

Mas a companhia espera começar a receber também encomendas de municípios já no começo de 2021, inicialmente com maior fornecimento de equipamentos de reposição e modernização, enquanto se prepara para a expansão desses modais pelo país.

Um estudo da ANPTrilhos, entidade que representa o setor metroferroviário, aponta que o transporte de passageiros sobre trilhos está presente em apenas 13 de 63 regiões metropolitanas do Brasil, isto considerando áreas de médio e grande portes.

E, apesar de atender mais de 11 milhões de passageiros por dia, ainda assim apresenta capacidade abaixo da demanda.

A proposta da marca com o VLT inclui baixo custo de operação, longa vida útil e alta capacidade de transporte. Uma composição de 4 carros pode levar até 760 passageiros na versão urbana. Além disso, a Marcopolo Rail terá divisão de reformas e modernização de trens.

Sem abrir valores de investimentos ou preços de produtos, o executivo garante que a Marcopolo será competitiva. Além disso, a companhia também deve exportar a solução para os países da América Latina. “É um momento histórico para a Marcopolo.”

EXPERIÊNCIA DA MARCOPOLO:

O CEO da Marcopolo, James Bellini, disse que a experiência da empresa com operadores do setor de transportes no Brasil pode ajudar na escolha e no desenvolvimento de veículos mais adequados à realidade operacional das cidades no País.

“Com este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do Brasil, no sentido de promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, ampliando nosso portfólio de modais. Aportamos a nossa expertise global em transporte coletivo neste novo projeto, pois acreditamos que os vários meios de transporte podem se complementar, contribuindo para a gestão pública da mobilidade, a redução de custos e tarifas e a melhoria da fluidez do trânsito nas cidades.”

PRIMEIRO PRODUTO FERROVIÁRIO FOI APRESENTADO EM 2017:

Fundada oficialmente em 06 de agosto de 1949 com o nome de Nicola & Cia. Ltda, a Marcopolo se destacou internacionalmente na produção de ônibus, sendo líder no mercado brasileiro deste setor, com fábricas no exterior e ações em Bolsa de Valores.

Mas a empresa decidiu ampliar os ramos de atuação.

O primeiro produto sobre trilhos do grupo nasceu com o desenvolvimento de caixa para o People Mover Aeromóvel (tecnologia para vias elevadas), finalizada em novembro de 2017.

O veículo pode ser movido por diferentes fontes de energia, dependendo da escolha do operador: a diesel, com baixa emissão ou híbrido (diesel ou GNV + elétrico).

É possível formar composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento cada, nas versões urbanas, turismo e intercidades.

O modelo é bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.

Dados técnicos do Prosper VLT:

  • Altura interna: 2.384 mm
  • Largura interna: 2.700 mm
  • Sistema Automotriz
  • Plataforma de embarque: 1,10m
  • Posto para cadeirante: um em cada carro (0,8 m X 1,2 m);
  • Número de portas: até 6 portas laterais de cada carro (1.750 mm x 1.930 mm);
  • Saídas de emergência: 4
  • Conformidade com as normas internacionais
  • Interface em tempo real: rotas, mídia, GPS, ethernet, telas etc
  • Capacidade de Passageiros por composição de quatro carros:

Versão Urbana -760 passageiros

Versão Intercidades – 280 passageiros

Divulgação Marco Polo

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp