A Canadian Pacific anunciou planos para desenvolver o que diz ser “a primeira locomotiva de linha principal movida a hidrogênio da América do Norte”.

Isso envolverá o retrofit de células de combustível e baterias em uma locomotiva já existente, que então será usada para testes com objetivo de avaliar a eficiência da tecnologia para o setor de frete ferroviário.

“Este é um projeto globalmente significativo que posiciona a CP na vanguarda da descarbonização do setor de transporte de carga”, disse o presidente e CEO da CP, Keith Creel, em 18 de dezembro. “A CP continuará a se concentrar em encontrar soluções inovadoras para transformar nossas operações e adaptar nossos negócios, posicionando a CP e nossa indústria como líderes para um futuro sustentável.”

A CP já testou outros biocombustíveis: o gás natural comprimido e locomotivas movidas a bateria. A companhia diz que as iniciativas de economia de energia formam um componente central de suas práticas de sustentabilidade, com a eficiência do combustível diesel loco tendo melhorado em mais de 40% desde 1990.

Sobre a CP:

A Canadian Pacific Railway, conhecida como CP Rail, é uma companhia ferroviária do Canadá que administra uma malha ferroviária que estende-se de Vancouver a Montreal, e também atende a algumas cidades primárias nos Estados Unidos, como Minneapolis, Chicago e Nova Iorque.

Canadian Pacific

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp