Após 3 anos de esforços, o primeiro trem de carga com velocidade de 350 km/h foi implantado em Tangshang, província de Hebei. O desenvolvimento e pesquisa do projeto foi liderado pela empresa CRRC Tangshan Co., Ltd. e com cooperações de Instituições Estatais Nacionais.
Em comparação com os trens padrões de passageiros, o trem de carga de alta velocidade usa a forma biônica de um esturjão chinês para a frente do trem e uma combinação de cor prateada, branca e vermelha, já na aparência tem uma diferença significativa com os modelos anteriores, cada lado do vagão tem uma porta de 2,9 metros de largura, a maior abertura de portas de carga do mundo para facilitar a carga e descarga de mercadorias.
Melhor adaptabilidade ambiental e economia operacional
O trem tem grande capacidade de transporte com configuração de potência num total de 8 vagões, na qual, quatro com tração e quatro sem, suportando um peso de carga acima de 110 toneladas, volume de carga acima de 800 m³ (equivalente a 30 aviões Boeing 737) e utilização do espaço de carga≥85%. Ela tem uma faixa de adaptação à temperatura ambiente de -25 ℃ a 40 ℃.
Em comparação ao transporte aéreo e rodoviário, o transporte ferroviário é menos afetado por fatores ambientais. O novo trem atende uma viagem rápida de longa distância entre 600-1500 km (Da cidade de São Paulo para Brasília, temos por volta de 875km), podendo completar a viagem de 1500 km de distância dentro de 5 horas.
A frente do trem adota a forma biônico de um esturjão chinês, aumentando a relação de comprimento e largura da frente do trem. O formato é comprovado pelo teste do túnel de vento que é dinâmica e bela ao mesmo tempo, em comparação com os modelos antigos reduz significativamente a resistência operacional (do vento principalmente), o consumo de energia por unidade de peso da carga é de apenas 8% da via aérea.
Os trens de carga de alta velocidade carregam coletores (modelo de carga criado especificamente para o modelo) de diferentes funções, a figura acima mostra um coletor de cadeia fria com uma faixa de controle de temperatura entre -24°C a 8°C.
Avanços em tecnologias-chave para a otimização do transporte ferroviário de carga
“Pela primeira vez no mundo, foi desenvolvido um transporte ferroviário de 350 km/h, melhorando significativamente o nível de inovação independente de equipamentos de transporte ferroviário da China”. Disse Liang Yongting, engenheiro sênior do centro de desenvolvimento de produtos da CRRC Tangshan.
De acordo com relatórios, com base nas pesquisas do trem de alta velocidade, obtiveram um avanço no sistema de suporte de peso, sistema de locomoção, equipamento inteligente e rápida de carga e descarga, e muitas outras tecnologias chave de transporte ferroviário.
Marcando o primeiro trem de carga de alta velocidade com grande abertura de porta de carga, padronização de coletores de produtos, piso especial com trilhas para locomover cargas e outras gamas de equipamentos de carga e descarga, dessa forma, melhoram a eficiência das operações de carga e descarga, alcançando grande suporte de carga, grande volume, carga e descarga rápida e gestão das mercadorias em trânsito.
Os equipamentos do novo trem são mais seguros e mais ecológicos
A superfície externa do conjunto de trem usa uma tinta ecológica à base de água, sem odor irritante e não poluente. Além disso, o trem tem instala um sistema inteligente de alarme de incêndio, aplicação de vários novos materiais à prova de fogo. Na área de carga foi utilizado um novo revestimento intumescente à prova de fogo, com vida útil da camada de incêndio acima de 10 anos.