A Tailândia assinou um contrato de US $ 415 milhões para a construção de uma seção da linha de alta velocidade de 900 km Bangkok – Nong Khai para duas subsidiárias da China Railway Construction Corp (CRCC):
O contrato, concedido ao China Railway 11 Bureau Group e China Railway 23 Bureau Group, cobre a construção de subleito ferroviário, pontes e estações em um trecho de linha de 39,8 km.
O CRCC fornecerá experiência e supervisão para o projeto, enquanto o governo tailandês fornecerá equipamentos e materiais. O CRCC empregará engenheiros e arquitetos locais para apoiar a execução do projeto, e também fornecerá suporte técnico nas áreas de manutenção, operação e gerenciamento da linha.
O contrato CRCC faz parte da Fase 1 de US$ 5,2 bilhões da linha, que se estende 250 km a nordeste de Bangkok até Nakhon Ratchasima. A construção desta fase começou em 2017 em um trecho de 3,5 km entre duas estações em Bangkok, e foi devidamente realizada. No entanto, o contrato do CRCC é o primeiro contrato substancial a ser adjudicado para o projeto.
A linha de alta velocidade de 900 km entre Bangkok e Nong Khai tem como objetivo fornecer uma conexão ferroviária direta entre a capital tailandesa e a fronteira com o Laos, onde se conectará com a linha “China-Laos”, que também está em construção e deve ser inaugurada em 2021. Quando os dois projetos estiverem concluídos, será permitido a operação de serviços de 250 km/h de Bangkok, via Laos, a Kunming, na China.