Durante entrevista em que fez um balanço das realizações do Ministério da Infraestrutura este ano, o ministro Tarcísio de Freitas abordou o processo de renovação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), explorada pela VLI, subsidiária da Vale: “A renovação antecipada das concessões de ferrovia é um processo negocial. A gente estava buscando com a concessionária o melhor, em termos de negócio. A gente precisava se sentir contemplado nas demandas prioritárias. As primeiras propostas feitas não nos atendiam e foram rejeitadas. Agora chegamos ao um ponto ótimo estamos em condições de lançar audiência pública já no início do ano que vem (2021).”

O ministro disse também que se encontra em elaboração o projeto de ligação entre Balsas (MA) e a Ferrovia Norte-Sul, no trecho concedido à VLI. Há demanda da bancada do Maranhão no Congresso para a construção desse ramal. “A gente tem que encarar a viabilidade e ver qual é o melhor momento para fazer. Não adianta fazer previsão agora sem ter o estudo de viabilidade e sem o projeto de engenharia. Tão logo fique pronto, a gente vai ver a melhor maneira de atender, desde que o ramal faça sentido.”

Tarcísio de Freitas: ministro tem sido elogiado por Bolsonaro com uma frequência pouco vista na Esplanada dos Ministérios (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp