A Comissão Europeia (CE) lançou formalmente o Ano Europeu dos Ferroviários em 1 de janeiro, uma iniciativa destinada a destacar os benefícios do transporte ferroviário como meio de transporte sustentável, inteligente e seguro para incentivar mais pessoas e empresas a utilizarem os serviços ferroviários.

A CE lançou um novo site para fornecer mais informações sobre a iniciativa e destacar as atividades do Ano Europeu dos Ferroviários. Eventos notáveis ​​já confirmados incluem o Lançamento do Ano Europeu dos Ferroviários, em 29 de março, que coincidirá com o início da presidência portuguesa do Conselho Europeu. O endereço do site está no final da matéria.

A CE afirma que outros eventos irão destacar as várias dimensões do transporte ferroviário – desde a inovadora indústria ferroviária da Europa, ao papel do transporte ferroviário na cultura e patrimônio europeus, sua importância para conectar regiões, pessoas e empresas, seu papel no turismo sustentável, bem como seu papel na conexão de países vizinhos.

A agenda legislativa da CE para 2021 também refletirá o Ano Europeu dos Ferroviários, com propostas esperadas sobre uma nova parceria industrial ferroviária, melhores ligações ferroviárias com outros modos de transporte e tornando o transporte de mercadorias mais sustentável em geral, conforme descrito no Relatório Sustentável e Inteligente da CE Estratégia de Mobilidade, que foi adotada em 9 de dezembro de 2020.

A CE afirma que o transporte ferroviário transporta 7% de todos os passageiros e 11% de todas as mercadorias na União Europeia, mas é responsável por menos de 0,5% das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia (relacionadas ao transporte). O Ano Europeu dos Ferroviários pretende criar um ímpeto para ajudar a aumentar a quota-parte dos transportes ferroviários de passageiros e mercadorias, ajudando a reduzir as emissões de CO 2 dos transportes e contribuindo para os objetivos do Acordo Verde da UE.

“Nossa mobilidade futura precisa ser sustentável, segura, confortável e acessível”, disse Adina Vălean, comissária europeia para transporte.

Site com demais informações: https://europa.eu/year-of-rail/index_en

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp