Lund se tornou, em 13 de dezembro, a quarta cidade da Suécia a ter uma rede de bondes moderna. Isso após a inauguração de uma linha dupla de 5,5 km que conecta a estação central às instalações de diversas universidades.

A linha é operada sob contrato pelo grupo de transporte norueguês Vy.

A linha é segregada, substituindo antigos pontos de ônibus, e há nove paradas. Os bondes funcionam com intervalo de 20 minutos fora do pico e em intervalos de 7 minutos nos picos. O tempo de viagem de ponta a ponta é de 15 minutos. A capacidade é de cerca de 1.500 passageiros/direção/h, o triplo da capacidade dos serviços de ônibus que ela substitui. Os serviços funcionam das 05h00 às 00h00, prolongando-se até às 02h00 nos sábados e domingos pela manhã.

O terminal fica imediatamente em frente à entrada da estação principal, proporcionando fácil acesso para os passageiros ferroviários fazerem o intercâmbio e continuarem até as instalações de ensino superior e pesquisa científica da cidade. A linha atende Universitetssjukhuset (hospital), Lund University (LTH) e Ideon Science Park, antes de continuar para a extremidade nordeste da cidade para servir um novo campus de ciências materiais, com uma parada na fonte de luz síncrotron MAX IV e terminando no ESS – A mais nova fonte de fragmentação de nêutrons do mundo, atualmente em construção, e com início de operação previsto para 2023 -.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp