O governo sérvio, a cidade de Belgrado, a PowerChina e Alstom devem assinar um acordo para construir o novo metrô de Belgrado, em 22 de janeiro. A informação foi repassada pelo ministro das finanças, Sinisa Mali, em 5 de janeiro à agência de notícias estatal sérvia Tanjug.
O ministro da construção, transporte e infraestrutura, Tomislav Momirovic, espera que as primeiras obras do projeto comecem no terceiro trimestre de 2021.
Em outubro de 2018, a assembleia municipal de Belgrado votou para escolher uma empresa de serviços públicos para construir e operar uma rede de metrô de passageiros e desenvolver a ferrovia da cidade. Na época, o projeto de duas linhas deveria custar mais de €3 bilhões, com a primeira fase custando €1,3 bilhões.
Momirovic diz que, embora ainda seja muito cedo para definir os prazos, a primeira linha leste-oeste conectando Makis e o distrito suburbano de Mirijevo poderia ser concluída três anos após o início da construção.
As conversações com as empresas francesas e chinesas estão em andamento desde setembro de 2020. Acordos preliminares já foram assinados, com a PowerChina cuidando da engenharia civil e a Alstom fornecendo os sistemas e frota.
Mali disse que especialistas sérvios deveriam fazer um grande número de visitas à França em fevereiro, e que especialistas franceses também visitarão a Sérvia.
“Estamos trabalhando na preparação da documentação necessária”, diz Mali. “Um plano de regulamentação detalhado para o Campo de Makis foi adotado recentemente, então estamos trabalhando em todos os aspectos para garantir até o final deste ano uma licença de construção para o início das obras no Campo de Makis.”