Um memorando de cooperação para o projeto, construção e manutenção de uma rede ferroviária de alta velocidade, de 1.000 km de extensão, foi assinado pelo Secretário Nacional de Túneis do Ministério dos Transportes, pela Siemens Mobility e pelas empresas locais Orascom Construction SAE e The Arab Contractors (Osman Ahmed Osman & Co).
A primeira fase seria uma linha de 460 km conectando El Alamein no Mediterrâneo a Ain Sokhna no Mar Vermelho, através da Nova Capital Administrativa, com 15 estações. O trecho seria projetado para operação em até 250 km/h, permitindo tráfego de passageiros e carga.
Ele seria desenvolvido sob um projeto de engenharia, aquisição e construção de US$ 3 bilhões, incluindo 15 anos de serviços. As empresas locais iriam realizar obras civis, sendo a Siemens Mobility responsável pelos sistemas ferroviários, prestando serviços de integração de sistemas e fornecendo 34 trens de passageiros de alta velocidade e serviços de trens regionais, além de 10 locomotivas de carga.
Em 14 de janeiro de 2021, o MoU foi assinado no Cairo pelo Secretário Nacional de Túneis, Essam Waly, o CEO da Siemens Mobility, Michael Peter. Também estavam presentes o Primeiro Ministro Mostafa Madbouly, o Ministro dos Transportes do Egito, Kamel Al Wazir, o Presidente e CEO da Siemens AG, Joe Kaeser, e Deputy CEO, Roland Busch.
“Estamos muito satisfeitos que o Ministério dos Transportes esteja tentando colocar sua confiança em nós para entregar este importante projeto”, disse Peter. “Nossa liderança digital e serviços completos para uso trarão um sistema ferroviário de alta velocidade integrado e de última geração, que fornecerá um impulso tecnológico para o país e criará empregos locais. O sistema aumentará significativamente a experiência do passageiro e reduzirá o tempo de viagem de milhões de egípcios.”, completou.
Kaeser disse que “ao construir um sistema ferroviário de alta eficiência para o país, apoiaremos o povo egípcio com transporte acessível, limpo e confiável”.