A agência ferroviária INCOFER concedeu à Ferrovia Nacional da Coreia, Dong Il Engineering e Soosung Engineering, um contrato para estudar a viabilidade de reviver a linha de 98,3 km que vai da capital San Jose a Puntarenas, na costa do Pacífico.
A KNR disse que o contrato assinado em 24 de fevereiro de 2021 foi uma vitória significativa, já que está competindo com empresas de países europeus, incluindo a Espanha, que tradicionalmente são os principais participantes do mercado ferroviário da América do Sul e Central.
“Espera-se que este pedido sirva como uma ponte para a nossa entrada no mercado ferroviário na América Latina, como Costa Rica e Peru no futuro”, disse o presidente Han-young Kim.
KNR deu os primeiros passos para entrar no mercado por meio de intercâmbios técnicos com a Costa Rica. Fornece serviços de consultoria de gerenciamento de projetos ferroviários para o Banco Interamericano de Desenvolvimento desde 2019 e, no ano passado, formou um consórcio para licitar obras para desenvolver uma linha dupla eletrificada de 84,9 km para aliviar o congestionamento rodoviário na área metropolitana de San Jose.