CPTM:

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) celebra nesta segunda-feira, 1º de março de 2021, os 120 anos da Estação da Luz. Com 13,2 mil metros quadrados de área, o local dá acesso a duas linhas do sistema ferroviário: 7-Rubi e 11-Coral (Luz-Estudantes).

A Estação da Luz também dá acesso às integrações gratuitas com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô de São Paulo. Segundo a CPTM, circulam pelo local uma média de 250 mil passageiros por dia útil e os trens da CPTM realizam diariamente cerca de 840 viagens.

A estrutura tornou-se um atrativo aos turistas que visitam a capital paulista e foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico).

“Todas as estações são importantes porque levam e trazem diversas histórias todos os dias, a Estação da Luz desperta em nós uma sensação de amor, ela é um símbolo especial de São Paulo, tenho certeza que boa parte dos paulistas compartilha desse sentimento comigo”, afirmou o diretor-presidente da CPTM, Pedro Moro.

RUMO:

A RUMO Logística, companhia ferroviária e de logística brasileira, pertencente ao Grupo Cosan, comemorou neste dia 01/03/2021, 6 anos ininterrupto de operação.

Em 2015, a empresa absorveu a América Latina Logística em um processo de troca de ações, incorporando 12.900 quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no Porto de Santos, 966 locomotivas, 28.000 vagões, 11.700 funcionários diretos e indiretos.

Atualmente é a maior companhia de logística com estrutura ferroviária do Brasil, sendo que seus ativos abrangem a Malha Norte, Malha Oeste, Malha Sul e Malha Paulista das concessões originais da RFFSA, além do trecho central da Ferrovia Norte-Sul.

Hoje a empresa opera 12 terminais de transbordo (tanto diretamente quanto em regime de parceria), com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas de grãos, açúcar e outras commodities.

Estrada de Ferro Carajás (EFC) – VALE SA.:

A EFC comemora 36 anos de operação neste domingo, dia 28/02/2021. A ferrovia foi inaugurada na data de 28/02/1985.

A Estrada de Ferro Carajás (EF-315), também conhecida pela sigla EFC, é uma ferrovia diagonal brasileira com 892 km de extensão, em bitola larga, operada pela mineradora Vale S.A.. Passa pelos estados do Maranhão e do Pará, ligando o Porto de Ponta da Madeira, no município de São Luís (MA), a Marabá e Parauapebas (PA). Sua denominação no Plano Nacional de Viação é EF-315, mas também foi apelidada de Ponta da Madeira-Carajás. Apesar dos problemas enfrentados pelo transporte de passageiros de longa distância no Brasil, este sistema transporta atualmente cerca de 1.500 usuários por dia.

É a maior ferrovia de transporte de passageiros em operação no Brasil, possuindo 5 estações e 10 paradas, percorrendo São Luís (MA), Santa Inês (MA), Açailândia (MA), Marabá (PA) e Parauapebas (PA). Entretanto, a EF-315 é especializada no transporte de cargas minerais, extraídas das minas da Serra dos Carajás, e levados até os portos da Baía de São Marcos no Maranhão para exportação. Por seus trilhos, são transportados mais de 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp