O secretário-executivo Marcelo Sampaio, braço direito do Ministro Tarcísio de Freitas, visitou nesta sexta-feira (09/04/2021) um dos trechos mais importantes e singulares da ferrovia brasileira: a Cremalheira, operada pela concessionária ferroviária MRS Logística.
A Cremalheira é um sistema exclusivo do Brasil. O trecho possui oito quilômetros de extensão, com inclinações de até 10% (ou seja, o trem sobe um metro a cada dez percorridos). Para que o trem possa trafegar nesse trecho, o sistema de tração da locomotiva é feito com uma roda dentada que incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado entre os dois trilhos convencionais. As novas máquinas, criadas especialmente para esse projeto, têm quase 18 metros de comprimento, potência de 5 mil KW e são 60% mais eficientes que as utilizadas anteriormente. Elas garantem a segurança operacional contendo a carga na descida ou empurrando-a na subida.
Antes de conhecer uma das locomotivas que operam no trecho, Marcelo Sampaio recebeu informações da MRS a respeito dos investimentos previstos pela empresa para a renovação antecipada da sua concessão. Parte dos investimentos, que podem superar os R$ 7,5 bilhões, serão realizados para garantir toda a capacidade necessária para o acesso ferroviário ao Porto de Santos.
“Fiquei muito feliz em conhecer esse trecho da ferrovia da MRS. Na oportunidade, pude conhecer todos os investimentos feitos pela empresa, até aqui, e a previsão para o futuro. Os executivos da MRS me mostraram os projetos que vão capacitar a ferrovia para receber as cerca de 110 milhões de toneladas previstas para os próximos anos, o que nos dá a tranquilidade de sabermos que estamos no caminho certo e de que não faltará capacidade ferroviária no acesso ao maior porto da América Latina”, revela Sampaio.
O Plano de Negócios da MRS, ferrovia que transporta cerca de 20% das exportações brasileiras, está, neste momento, sendo avaliado pelo MInfra e ANTT e deve seguir para o TCU ainda neste 1º semestre.