A SNCF fez novos pedidos totalizando € 190 milhões para a Alstom fornecer 12 unidades múltiplas hidrogênio-elétrico para uso em quatro regiões.
A operadora fez pedidos para as rotas de Auvergne-Rhône-Alpes, Bourgogne-Franche-Comté, Grand Est e Occitanie, que receberam cada uma € 4 milhões de financiamento governamental (francês) para apoiar o desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio.
O contrato de três primeiros trens para a rota Bourgogne-Franche-Comté foi assinado no mês de abril, com previsão de entrada em operação a partir de 2024. As unidades articuladas de 160 km/h da família “Coradia Polyvalent” da Alstom devem ter uma autonomia de 400 a 600 km quando alimentado por hidrogênio.
Ao anunciar os pedidos combinados em 8 de abril, a Alstom disse que o uso de células a combustível de hidrogênio “marca uma verdadeira revolução no setor ferroviário”. Ele disse que os primeiros trens de células de combustível da França ajudariam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e de ruídos, de acordo com o plano de hidrogênio lançado pelo governo francês em junho de 2018.
Demais rotas na França deverão receber novos veículos em breve.