O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou neste sábado (1º de maio) através de participação em vídeo na 86ª ExpoZebu, evento voltado para o agronegócio. Ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente afirmou que pretende concluir o trecho da Ferrovia Norte-Sul.
“Na parte da infraestrutura, fizemos muita coisa, como por exemplo a complementação da BR-163, um trecho pequeno, de 50 quilômetros, mas que prejudicava em muito o escoamento da produção do Centro-Oeste. Também estamos investindo em ferrovias, pretendemos no meio do ano concluir a Ferrovia Norte-Sul, que liga o estado do Maranhão, passa por Tocantins, Goiás e morre no Porto de Santos”.
Em 4 de março deste ano, Bolsonaro participou da inauguração do trecho entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP) da Ferrovia Norte-Sul, que marcou o início da operação do corredor ferroviário ligando o estado de Goiás ao Porto de Santos, por meio da conexão entre as malhas da Ferrovia Norte-Sul e a Malha Paulista.
A Ferrovia Norte-Sul, projetada durante o governo José Sarney (1985-1990), foi desenhada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional. Segundo uma projeção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a demanda potencial da Norte-Sul é de movimentar 22,73 milhões de toneladas de cargas até 2055.
Bolsonaro também falou sobre o Dia do Trabalhador. “Esse momento também é muito importante. No passado, nessa data, em 1º de maio, o que nós mais víamos no Brasil eram camisas e bandeiras vermelhas, tremulando como se aqui fosse um país socialista. Essa questão hoje mudou. Hoje vemos bandeiras verde-e-amarela por todos o país. Homem e mulheres que sabem que o bem maior que podemos ter na nossa pátria é a liberdade”.
*Com informações da Agência Brasil e da CNN Brasil