A empresa Akiem assinou uma carta de intenções pavimentando o caminho para uma parceria financeira e industrial para desenvolver o conceito Taxirail para um veículo de transporte ferroviário ultraleve autônomo, o “railpod”.
O conceito Taxirail foi desenvolvido na Bretanha pela EXID Concept & Développement, que prevê que os veículos ferroviários autônomos possam garantir a viabilidade a longo prazo dos ramais locais como uma alternativa de baixo carbono ao transporte rodoviário. A meta é ter 200 veículos em “serviço” em até cinco anos.
Os vagões propostos pesariam menos de 8 toneladas e acomodariam até 40 passageiros separadamente, ou operando engatados. Os veículos elétricos híbridos combinariam baterias com “extensores de alcance” movidos a biogás ou hidrogênio, com painéis solares para alimentar a abertura das portas, iluminação, aquecimento, ar-condicionado e entretenimento.
A inteligência artificial seria usada para adaptar os tempos de operação para atender à demanda, com os veículos operando automaticamente, mas permanecendo em contato contínuo com um centro de controle de operações.
A Akiem tem como objetivo fornecer conhecimentos técnicos e recursos financeiros para apoiar o Taxirail durante as fases de desenvolvimento do produto final, bem como ajudar a montar planos financeiros e operacionais abrangentes para as autoridades de transporte regionais.
“Os trens desempenham um papel importante no mundo de hoje e salvar as linhas locais é vital para preservar a atividade econômica”, disse Arnaud Deloumeau, Diretor de Projetos de Trem de Passageiros da Akiem, em 29 de abril de 2021. “Nossas regiões precisam de serviços eficientes, adaptado às necessidades da população local e totalmente alinhado com a transição ecológica. Taxirail é um conceito inovador que responde a estes desafios, oferecendo a perspectiva de aumento das frequências de serviço a um custo mais baixo.”
Régis Coat, Presidente da Taxirail e EXID C&D, disse que houve “inúmeros” sinais de interesse pelas autoridades locais em Taxirail e que a parceria com a Akiem aumentaria a sua credibilidade. “O acesso à experiência de um importante player da indústria ferroviária como a Akiem garante que os futuros clientes da Taxirail se beneficiem de um excelente know-how e de uma pegada de manutenção internacional para atender o módulo”, disse ele.