Foi concedida a aprovação para a construção de um peoplemover para ligar o terminal Santa Maria Novella de Firenze à estação de alta velocidade de Belfiore, agora em construção ao norte do centro da cidade.

O governo e o município também aprovaram a construção de uma nova estação para os serviços suburbanos da linha principal adjacente a Belfiore; isto será conhecido como Firenze Circondaria.

O programa total está estimado em 135 milhões de euros, dos quais 60 milhões de euros serão gastos na estação e 75 milhões de euros foram alocados para o povoamento. O trabalho foi incluído no plano nacional de recuperação do governo (Piano Nazionale di Ripresa e Resilienza) delineado em 2 de maio, e um pedido de co-financiamento foi apresentado à UE.

O peoplemover totalmente automatizado funcionará em um alinhamento de 1,3 km e tem um número estimado de passageiros de 21 mil passageiros por dia. Ele aumentará a rota do VLT T2, que também conecta a futura estação de alta velocidade ao centro da cidade.

As obras civis em Belfiore foram retomadas no início de abril, tendo sido suspensas em fevereiro de 2019 enquanto se aguarda a revisão do esquema pelo Ministério da Infraestrutura e Transportes. A construção da nova estação havia começado em 2010, mas as obras só devem começar este ano no túnel de duplo furo de 7 km para levar os serviços de alta velocidade sob os acessos ao terminal de Santa Maria Novella da cidade e melhorar a confiabilidade eliminando a corrente.

As propostas foram altamente controversas localmente, principalmente porque Belfiore estará muito mais longe do centro da cidade do que SMN. O peoplemover e a estação Circondaria foram propostos como parte da revisão do governo de 2019, a fim de melhorar a conectividade entre a cidade e a estação de alta velocidade. 

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp