Estima-se que sejam necessários ainda R$ 3,3 bilhões para a conclusão final das obras:
Boa parte da construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), EF-334, é fruto de uma parceria entre o Exército Brasileiro e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. A parceria tem apresentado muita eficiência e ofertado bons frutos.
Com uma extensão de 1.527 quilômetros, entre Ilhéus, na Bahia, e Figueirópolis, no Tocantins, a ferrovia constitui um importante corredor de escoamento de minério e de grãos.
Há ainda a possibilidade de integração futura com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias e melhora das condições logísticas do Brasil.
Em mensagem no Twitter, no último sábado (29), o perfil oficial do Exército divulgou um vídeo com imagens das obras em andamento. Confira.
“Estima-se que sejam necessários R$ 3,3 bilhões para a conclusão das obras remanescentes e demais investimentos necessários à operação do Trecho I”, de acordo com informações do governo federal.
“Várias obras-de-arte encontram-se concluídas ou em execução, incluindo pontes, viadutos e o túnel de Jequié, destacando-se a ponte sobre o Rio São Francisco, no Trecho II, com 2,9 km de extensão, a maior ponte ferroviária da América Latina”, acrescenta o governo.