A operadora nacional de passageiros dos EUA, a Amtrak levantou preocupações sobre a proposta de aquisição da ferrovia regional Pan Am Railways de New England pela empresa CSX Corp. A principal preocupação será no compartilhamento de operações, e dificuldades burocráticas.

A CSX assinou um acordo definitivo em dezembro de 2020 para adquirir a transportadora de carga com base em Massachusetts (EUA), de 1.900 km de extensão, colocada à venda por seus proprietários privados, juntamente com uma participação parcial na rota Pan Am Southern de 960 km operada em conjunto com a empresa Norfolk Southern.

De acordo com o CEO da Amtrak, Bill Flynn, a aquisição, conforme proposta atualmente, “representa uma ameaça significativa para o público que viaja nos Estados Unidos, e que depende da Amtrak e de nossos parceiros estaduais para fornecer serviço ferroviário interurbano de passageiros frequente, confiável e sustentável”.

“Infelizmente, acreditamos que a fusão proposta, em sua forma proposta, terá um impacto negativo na operação de trem de passageiros atual e nas rotas futuras em Massachusetts e no norte da Nova Inglaterra que são identificadas no Amtrak Corridor Vision”, Flynn explicou em 4 de junho. “Nosso objetivo, conforme descrito na visão, é fornecer novos trens para mais de 160 comunidades e mais 20 milhões de passageiros anualmente até 2035.”

Observando que seus objetivos estão alinhados com o plano de investimento em infraestrutura da administração Biden, a Amtrak disse que o Conselho de Transporte de Superfície precisava considerar em sua revisão os impactos potenciais de qualquer fusão para atingir esse objetivo.

“As principais considerações da Amtrak – como seria com qualquer aquisição de ferrovia – são simples”, continuou Flynn. “Em primeiro lugar, a Amtrak deseja garantir o desempenho pontual dos trens Amtrak em todas as rotas afetadas. Em segundo lugar, queremos garantir que teremos um bom parceiro na busca de melhorar e expandir os serviços existentes de assistência estadual e de longa distância, bem como expansões planejadas para novas rotas.

“Depois de analisar o aplicativo CSX, está claro que a fusão proposta, em sua forma atual, terá um impacto adverso no desempenho dos trens da Amtrak e ameaçará futuras oportunidades de crescimento. À medida que o STB avalia a proposta de fusão Pan Am-CSX, instamos o conselho a reconhecer que o transporte interurbano de passageiros é um fator crítico para manter e aumentar as conexões ferroviárias entre as comunidades, crescimento econômico, igualdade social e sustentabilidade.”

Foto: Joseph Calisi

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp