A entidade Fortress Transportation & Infrastructure Investors concordou em comprar ativos e instalações da empresa US Steel, que opera seis ferrovias de carga atendendo às principais instalações de produção da siderúrgica nos Estados Unidos.
São elas: Gary Railway em Indiana, Lake Terminal Railroad em Ohio, Union Railroad na Pensilvânia, Fairfield Southern no Alabama, Delray Connecting Railroad em Michigan e Texas & Northern Railroad no Texas.
A transação de $ 640 milhões deverá ser concluída no terceiro trimestre de 2021, sujeita às condições habituais de fechamento e aprovação regulatória.
O negócio inclui uma parceria ferroviária exclusiva sob a qual a FTAI fornecerá serviços ferroviários à US Steel por um período inicial de 15 anos, com compromissos de volume mínimo para os primeiros cinco anos.
A US Steel está se desfazendo da Transtar como parte de uma estratégia de foco em suas principais atividades de mineração e siderurgia. “Ao vender a Transtar para uma operadora ferroviária experiente, a US Steel pode se concentrar melhor em nossa estratégia mais ampla para Todos”, disse o presidente e CEO da US Steel David B Burritt em 8 de junho. “Ao monetizar nossos ativos ferroviários em um múltiplo implícito bem acima de nosso avaliação existente, criamos valor imediato para nossos acionistas. Além disso, a forte parceria que criamos com a FTAI garantirá o suporte contínuo de nossas instalações de produção de aço com operações ferroviárias previsíveis e econômicas.”
O presidente e CEO da FTAI, Joe Adams, disse que a aquisição “nos permite aumentar significativamente nossos negócios ferroviários ao fornecer serviços ferroviários essenciais a um dos mais importantes produtores integrados de aço da América do Norte sob um acordo contratual de longo prazo. Além disso, acreditamos que podemos aumentar os lucros do negócio por meio da otimização das operações, adição de receitas de terceiros de armazenamento auxiliar, serviços de comutação e reparo e novos desenvolvimentos em quatro outras propriedades ferroviárias incluídas na transação.”
O Citi atuou como consultor financeiro da US Steel, com Jones Day e Baker & Miller como consultores jurídicos. Morgan Stanley e Barclays atuaram como consultores financeiros da FTAI e Sidley Austin atuou como consultor jurídico.