Segundo informações da Revista Europeia RGaz, a empresa Progress Rail adquiriu o software e a consultoria Nitryx, que desenvolve ferramentas de apoio à decisão para otimização de redes, planejamento de pátios, gestão de tripulações e planejamento de movimentação ferroviária.
A Nitryx possui expertise em algoritmos de otimização, inteligência artificial, visão computacional, identificação por radiofrequência, aplicação de sensores avançados, internet das coisas e processos logísticos. Seus produtos são oferecidos atualmente principalmente no Brasil, mas a Progress Rail disse que eles seriam capazes de oferecer suporte a ferrovias Classe I da América do Norte e ferrovias de mineração global com customização específica para o cliente.
“As ferrovias estão procurando investimentos em tecnologia para melhorar sua eficiência além do que é capturado nas iniciativas de Precision Scheduled Railroading”, explicou Paul Denton, vice-presidente sênior de vendas globais e marketing da Progress Rail, quando a aquisição foi anunciada em 17 de maio. “Com a adição do Nitryx, podemos oferecer soluções de automação abrangentes que melhoram a eficiência de combustível de nossos clientes, otimizam a capacidade da rede e atendem às metas de sustentabilidade e emissões.”