O contrato de 36,6 bilhões de pesos para o fornecimento de 42 trens a diesel e eletro-diesel para o projeto Tren Maya foi assinado na presença do presidente do México Andrés Manuel López Obrador em 9 de junho de 2021.

O fundo nacional de promoção do turismo, a Fonatur, anunciou em 26 de maio de 2021 que havia escolhido um consórcio liderado pela subsidiária Bombardier Transportation e Alstom como construtor da frota de 160 km/h. Isso ocorreu após o endosso das propostas operacionais, técnicas e econômicas do grupo por seu comitê técnico.

O consórcio é composto por Bombardier Transportation México, Alstom Transport México, Gami Ingeniería e Instalaciones, Construcciones Urales e Construcciones Urales Procesos Industriales.

Três tipos de trem:

Haverá três tipos de trem baseados na plataforma X’Trapolis da Alstom: 31 conjuntos para serviços diurnos regulares serão conhecidos como Xiinbal; três conjuntos P’atal serão construídos para viagens de longa distância e incluirão acomodações para dormir com instalações privadas; e os oito conjuntos restantes serão construídos como trens de “restaurante especial”, conhecidos como Janal.

“O desenho dos três tipos de trem é exclusivo do México e inspirado na cultura Maia, onde as linhas majestosas da onça-pintada, a velocidade e a beleza foram elementos inspiradores para o trem”, disse Maite Ramos Gómez, Diretora Geral da Alstom México e representante legal da Bombardier Transportation México.

Os trens terão os mais altos padrões de segurança e tecnologia de “classe mundial”, portanto seriam modernos e confortáveis, disse ela, acrescentando que a economia seria estimulada por meio da cadeia de abastecimento, sendo as pequenas e médias empresas as principais beneficiárias.

A Alstom disse que os trens usariam componentes e experiência fornecidos pela Bombardier Transportation, “o mais notável sendo seu leve bogie Flexx Eco, projetado para uma velocidade máxima de 176 km/h. Todas as três versões oferecerão amplo espaço para as pernas dos passageiros em seus assentos e muito espaço para se movimentar”.

Recursos como o armazenamento de bagagem serão derivados dos trens intermunicipais de Coradia da Alstom. Um piso nivelado será fornecido ao longo de todo o comprimento do trem, garantindo facilidade de movimentação para passageiros com mobilidade reduzida. Serão instalados equipamentos de AVAC de alto desempenho e amplas janelas para oferecer aos passageiros uma boa visão da paisagem da região.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp