As empresas Wabtec e General Motors assinaram um memorando de entendimento não vinculativo para colaborar no desenvolvimento e comercialização da tecnologia de bateria e hidrogênio da GM para locomotivas Wabtec.
A Wabtec trará experiência em gerenciamento de energia e otimização de sistemas, e a GM sua tecnologia de bateria “Ultium” desenvolvida por meio de sua joint venture Ultium Cells com a LG Energy Solutions. A GM também contribuirá com células de combustível compactas Hydrotec montadas em sua joint venture Fuel Cell Systems Manufacturing com a Honda.
“A indústria ferroviária está à beira de uma transformação sustentável com a introdução de baterias e hidrogênio para alimentar frotas de locomotivas”, disse o CEO e presidente da Wabtec, Rafael Santana, em 15 de junho. Ele disse que a locomotiva a bateria FLXdrive da Wabtec “provou seu potencial para cortar carbono emissões em até 30% quando operando a 6 MWh”, e trabalhar com a GM ajudaria a “acelerar o caminho da indústria ferroviária para a descarbonização e o caminho para as locomotivas de emissão zero”.
O presidente da GM, Mark Reuss, disse que “as redes ferroviárias são essenciais para o transporte e para a capacidade da GM de atender nossos clientes na América do Norte, e o plano ousado da Wabtec para descarbonizar o transporte pesado e outras aplicações de locomotivas ajuda a avançar a visão de um mundo com zero acidentes, zero emissões e congestionamento zero”.
Imagem de capa com direitos autorais pertencente a Sam Foster e imagem ilustrativa de hidrogênio pertencente a RG Europe.