O uso de trens de bateria em rotas não eletrificadas e um aumento de 30% nos serviços estão incluídos no próximo contrato de operação da empresa Netz Ostbrandenburg na Alemanha, que a autoridade de transporte Berlin-Brandenburg VBB adjudicou à incumbente Niederbarnimer Eisenbahn após um processo de licitação em competição aberta.
Um total de 42 unidades múltiplas serão usadas nos serviços, incluindo 26 unidades múltiplas elétricas tipo Siemens Mireo Plus B equipadas com baterias para operação em trechos não eletrificadas da linha, e 11 unidades que já estavam em operação anteriormente e cinco novas “DMUs Pesa Link” para operação na rota RB26. Este trecho tem longas seções não eletrificadas onde atualmente não é possível carregar baterias de eletrificação aérea.
Regine Günther, senadora de Berlim para o Meio Ambiente, Transporte e Proteção Climática, disse que os trens elétricos a bateria dariam uma importante contribuição para a proteção climática e a modernização da frota, oferecendo maior conforto e mais assentos para tornar os serviços mais atraentes para os passageiros.
O ministro dos Transportes de Brandemburgo, Guido Beermann, disse que o norte e o leste do Land se beneficiariam de serviços mais frequentes e com melhores conexões com a Polônia. O contrato tem duração de 12 anos a partir de dezembro de 2024 e cobre 6,7 milhões de trens-km/ano.