Carta assinada para aprovação de Projeto cobra agilidade:
A aprovação desse PLS é fundamental para que seja lançada a extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo de Rondonópolis a Cuiabá, chegando a Lucas do Rio Verde.
O lançamento do movimento Pró 3 Ferrovias em Lucas do Rio Verde reuniu, na noite da última sexta-feira(25), diversas entidades e representantes no auditório da Câmara de Vereadores. Durante o encontro, foi apresentado aos participantes o objetivo do movimento.
Conduzido pelo coordenador do movimento, Vicente Vuolo, o encontrou durou cerca de duas horas e teve a participação do Prefeito Miguel Vaz, além do deputado estadual, Gilberto Cattani, representante do senador Carlos Fávaro, vereadores de Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Sindicato Rural, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (Acilve), Fundação Rio Verde entre outros.
Vuolo explicou nos minutos iniciais como será composto o entroncamento ferroviário em Lucas do Rio Verde. Para ele, atualmente há um desequilíbrio no transporte em todo o país. Com isso, a logística, em sua maioria, acaba sendo transportada pelas estradas, visto que essa é a principal opção, enquanto as ferrovias são deixadas para trás.
Dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) apontam que o Brasil possui 29.320 km de ferrovia. Segundo Vicente, cerca de 15 mil km desse total apresentado pela ANTF estão sucateados.
Com o entroncamento ferroviário, essa logística do transporte muda. O Projeto de Lei (PLS) 261/2018, que tramita no Senado Federal, trata do marco regulatório para a concessão de ferrovias. A aprovação desse PLS é fundamental para que seja lançada a extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) de Rondonópolis a Cuiabá, chegando a Lucas do Rio Verde.
Nesse aspecto, o movimento com todas as entidades que fazem parte, deve atuar na cobrança pela aprovação do PLS. “Isso é muito importante para acelerar a construção de ferrovias no país. O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu que assim que aprovado o PLS, que está pronto para ser votado no Senado Federal, logo ele lança a construção da ferrovia”, destacou o coordenador.
O lançamento do movimento também foi marcado pela assinatura da Carta de Rio Verde, um documento que será encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao ministro Tarcísio de Freitas.
O prefeito Miguel Vaz elogiou a iniciativa de Vuolo e essa primeira ação concreta do movimento. “É importante que a sociedade, a sociedade civil organizada, as entidades aqui presentes, fortaleçam esse movimento, fazendo com que os investimentos aconteçam aqui nessa região.”