O Parlamento Europeu apelou à implementação acelerada do Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário, a fim de reduzir a “fragmentação” do setor ferroviário europeu e alcançar os objetivos da UE em matéria de clima e de transição digital. A Revista Ferrovia em Foco abordou recentemente a intenção da Europa em padronizar toda a ferrovia.

Uma resolução do Comitê de Transporte e Turismo apela a investimentos adicionais e ao descomissionamento obrigatório de cerca de 30 sistemas de sinalização em todos os estados membros da UE. Isso foi aprovado em uma sessão plenária do parlamento em 6 de julho, por 667 votos a favor, 11 votos contra e 14 abstenções.

Em tese, uma implantação completa do sistema padronizado aumentaria a capacidade da infraestrutura ferroviária existente em até 30%. Os eurodeputados observaram que, apesar das inúmeras iniciativas anteriores, a implantação do novo sistema estava “muito atrasada” e a interoperabilidade total ainda não havia sido alcançada.

De acordo com a resolução, apenas 13% dos corredores da rede principal estavam a ser operados com ETCS até ao final de 2020, com a implantação nos restantes corredores variando entre 7% e 28%.

Apelando a “um aumento de dez vezes” no ritmo de implantação, a fim de cumprir o prazo acordado para 2030, os deputados também apelaram a uma melhor coordenação da estratégia de implantação.

A resolução apela ao alinhamento dos planos de implementação nacionais com os objetivos vinculativos de implementação definidos a nível da UE para impor o desmantelamento dos sistemas de sinalização nacionais desatualizados. Ele afirma que é necessário mais trabalho para remover as regras nacionais que “criam barreiras à interoperabilidade e impedem o funcionamento contínuo da rede ferroviária europeia” e para harmonizar os requisitos operacionais.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp