A Amtrak fechou contratos com a Siemens Mobility para fornecer 73 composições, incluindo locomotivas híbridas com eletrodiesel e bateria para operar rotas interurbanas de média distância.
“Esses novos trens remodelarão o futuro das viagens ferroviárias, substituindo nossa frota envelhecida de 40 a 50 anos por equipamentos de última geração feitos nos Estados Unidos”, explicou o CEO da Amtrak, Bill Flynn, em 7 de julho de 2021.
A Siemens Mobility havia sido indicada como licitante preferencial para o pacote em abril. O pedido inicial está avaliado em US $ 3,4 bilhões, incluindo um contrato de serviço de longo prazo que cobre suporte técnico, peças de reposição e suprimentos de material.
Inclui 50 conjuntos de eletro-diesel e 15 conjuntos de bateria diesel, com o resto sendo diesel compatível com EPA Tier 4 capaz de usar combustível biodiesel. As baterias podem ser carregadas a partir da energia de frenagem regenerada, do motor a diesel ou de uma fonte externa.
Existem de expansão no contrato para opções de até mais 140 MRO’s e outros contratos de manutenção.
Os trens devem operar no Corredor Nordeste e em várias rotas apoiadas pelo estado, incluindo aquelas em Maine, Massachusetts, Nova York, Carolina do Norte, Oregon, Vermont, Virgínia e Washington. A Amtrak disse que espera que o aumento da capacidade e habilidade de encurtar os tempos de viagem para aumentar o número de passageiros em mais de 1,5 milhão de passageiros/ano.
“Este investimento é essencial para preservar os serviços regionais e estaduais do Nordeste para o futuro e permitirá que nossos clientes viajem com conforto e segurança, reduzindo as emissões de carbono”, disse Flynn.