Compromissos com eletrificação, expansão da rede e transferência modal estão incluídos no “Transporte Descarbonizante”: um plano melhor e mais verde da Grã-Bretanha publicado pelo governo em 14 de julho de 2021, junto com a implantação seletiva de hidrogênio e trens de bateria.
“A descarbonização dos transportes é uma forma enfadonha de descrever algo muito mais emocionante”, disse o Secretário de Estado dos Transportes Grant Shapps. “Transporte não é apenas uma forma de se locomover. É algo que molda fundamentalmente nossas cidades, nosso campo, nossos padrões de vida, nossa saúde e toda a nossa qualidade de vida.”
O plano multimodal reitera o compromisso do governo de entregar uma rede ferroviária de carbono zero até 2050, com reduções sustentáveis de carbono até então, incluindo um objetivo de remover todos os trens de passageiros e carga movidos a diesel da rede até 2040.
Frete:
Os compromissos para o setor de frete incluem a introdução de uma meta de crescimento e incentivos para a adoção antecipada da tração de baixo carbono.
O plano prevê que mais locadoras de carga elétrica serão necessárias para entregar os benefícios de emissões da eletrificação. O governo planeja encorajar a transferência modal de frete rodoviário para ferroviário por meio de projetos como a melhoria do corredor de frete principal entre Southampton e Midlands e pela liberação de capacidade do HS2 na West Coast Main Line.
O plano diz que os esquemas de metrô leve podem ser “transformacionais” para áreas densamente povoadas. Em 2019, o governo pediu evidências sobre como implementar e usar melhor o metrô de superfície, que provavelmente será uma realidade ainda mais evidente no futuro.