Alguns Ferroviários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidiram manter a greve marcada para a partir da zero hora desta quinta-feira, 15/07/2021, após uma reunião entre os sindicatos Sorocabana, São Paulo e dos Engenheiros. Todas as linhas da companhia devem ser afetadas.
Os órgãos entraram com uma ação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para requerer a assinatura da CPTM pelo Acordo Coletivo de Trabalho completo e assegurar o reajuste salarial da categoria dos ferroviários. A audiência de conciliação ocorreu na tarde desta quarta-feira 14/07/2021, às 16h.
“A empresa insiste em reajuste zero pelo segundo ano consecutivo. Eles não querem acertar os valores do salário, Vale Refeição, Vale Alimentação, de nada, mas o preço aumentou, o salário não dá mais conta de pagar itens básicos. É preciso entendimento e respeito da CPTM com os ferroviários para que o serviço continue funcionando”, esclarece José Claudinei Messias, presidente interino do Sindicato da Sorocabana.
Como apontam os sindicatos, os ferroviários são considerados categoria essencial durante a pandemia de covid-19 e estão na linha de frente de atuação profissional, mas não veem qualquer consideração por parte da CPTM ou do governo de São Paulo.