O governo anunciou £ 56 milhões de financiamento para apoiar a operação dos serviços de Manchester Metrolink, Tyne & Wear Metro, Sheffield Supertram, Nottingham Express Transit, West Midlands Metro e Blackpool Tramway de 20 de julho de 2021 a abril de 2022.
Espera-se que o financiamento anunciado em 16 de julho seja a parcela final do apoio financeiro relacionado à Covid-19 a ser dado ao setor de trens leves na Inglaterra, após um total de £ 150 milhões previamente alocados.
“Os serviços de ‘metro leve e elétrico’ fornecem um serviço essencial nas nossas vilas e cidades, garantindo que as pessoas possam ir trabalhar, estudar ou visitar amigos e família”, disse a Ministra dos Transportes, Baronesa Vere. “Este pacote de financiamento de £ 56 milhões permitirá que as operadoras continuem executando esses serviços vitais normalmente nos primeiros meses, à medida que as restrições forem suspensas e os passageiros começarem a retornar em maior número.”
O Grupo de Transporte Urbano das autoridades de transporte agradeceu o financiamento, mas disse “em um momento em que as finanças públicas estão sobrecarregadas, não é surpreendente que existam algumas condições desafiadoras associadas a este financiamento que precisaremos avaliar cuidadosamente. Em particular, o financiamento pressupõe que veremos um aumento sustentado no número de passageiros à medida que nos recuperamos dos efeitos das restrições que tivemos em nossas vidas diárias.”