Autoridades em Zhengzhou confirmaram que 12 passageiros morreram e outros cinco ficaram gravemente feridos depois que partes da rede de metrô da cidade foram inundadas em 20 de julho de 2021.
No que foi descrito pelos chineses como um “evento que ocorre uma vez em mil anos”, a capital da província de Henan sofreu inundações generalizadas, após as chuvas mais fortes registradas em mais de 60 anos. Segundo fontes oficiais, 617 mm de chuva caíram sobre a cidade em apenas três dias, quase tanto quanto a média anual de 640,8 mm. Cerca de 200 mil dos 10 milhões de habitantes da cidade estão sendo evacuados da região.
Oficiais do governo local confirmaram que a cidade havia “experimentado uma série de tempestades raras e fortes, causando o acúmulo de água no metrô de Zhengzhou”.
Com os rios da região transbordando, as enchentes nas ruas atingiram níveis sem precedentes. A água fluía pelos degraus nas entradas da estação e descia em cascata pelos poços da escada rolante para inundar os túneis da plataforma abaixo. Muitos dos que morreram ficaram presos na estação Shakoulu, na seção noroeste da Linha orbital 5.
Os passageiros ficaram presos em trens devido ao aumento do nível da água, mas a maioria foi evacuada pelos bombeiros da cidade e escoltados para um local seguro ao longo das passarelas elevadas nos túneis.