Este mês a Wabtec completou a 1.000ª locomotiva que remanufaturou para clientes nas Américas em um programa lançado em 2015. A Norfolk Southern recebeu 500 das locomotivas, e outros clientes incluindo a Canadian Pacific, BNSF, Union Pacific e operadora brasileira RUMO receberam as restantes.

Os tipos de locomotivas remanufaturadas incluem as séries U e C, Dash 8, Dash 9 e AC4400, fornecidas para mais de 24 países. Locomotivas para clientes norte-americanos foram remanufaturadas nas fábricas da Wabtec em Fort Worth, Texas e Erie, Pensilvânia, enquanto as locomotivas para a América do Sul foram concluídas em Contagem (MG) no Brasil.

A Wabtec disse que a modernização da locomotiva é um elemento-chave de seus esforços de sustentabilidade, com locomotivas revitalizadas oferecendo melhorias de eficiência de combustível de até 25%, aumentos de confiabilidade de mais de 40%, até um aumento de 55% na capacidade de transporte e redução na manutenção, reparo, e custos de revisão de até 20%.

“Nosso programa de modernização dá nova vida e avanços tecnológicos às locomotivas envelhecidas dos clientes, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais e a pegada de carbono de uma ferrovia”, disse Pascal Schweitzer, presidente da Wabtec Freight Services.

Dependendo dos requisitos do cliente, a reconstrução pode incluir repotenciação, mudança de injeção de combustível mecânica para eletrônica, atualização dos sistemas de controle, monitoramento e resfriamento, reforma do bogie, modernização da cabine e instalação de dados móveis GoLINC da Wabtec, energia distribuída Locotrol e sistemas de manuseio de trem Trip Optimizer.

Mais da metade dos componentes essenciais de uma locomotiva podem ser reutilizados, reconstruídos ou remanufaturados pelo menos três vezes ao longo de sua vida útil, disse Wabtec.

A empresa norte-americana Norfolk Southern é um grande cliente da Wabtec. “Como fornecedor líder de transporte, é nossa responsabilidade reduzir nosso impacto ambiental”, disse Tom Schnautz, vice-presidente de controle avançado de trens da operadora. “Nossa parceria com a Wabtec é uma forma que planejamos atingir nossa meta de redução de 42% na intensidade das emissões até 2034. O programa da Wabtec está maximizando o valor de nossas locomotivas, reduzindo os custos operacionais e reduzindo as emissões.”

O programa de remanufatura foi uma boa opção para a frota de 1.200 locos Dash 9 da Norfolk Southern, disse Schnautz. “À medida que envelheciam, surgiu a oportunidade natural de ampliar esses ativos.”

O programa da Norfolk Southern cobre uma combinação de reconstruções Wabtec e kits fornecidos pelo fabricante para montagem nas oficinas da ferrovia em Altoona, na Pensilvânia, e em Roanoke, na Virgínia (EUA). Até agora, 62% da frota remanufaturada da Norfolk Southern foi concluída pela Wabtec e 38% pela Classe I.

Categories:

Tags:

Chat Revista Ferrovia Em Foco
Envie via WhatsApp