O operador do Túnel do Canal, Getlink, está lançando um serviço de transporte de reboques de caminhões desacompanhados, usando sua “expertise alfandegária única” para acelerar o tráfego transfronteiriço pós-Brexit. Brexit é a saída do Reino Unido da União Europeia foi apelidada de Brexit originada na língua inglesa resultante da junção das palavras British e exit.
O serviço entre os terminais do Túnel do Canal em Calais e Folkestone será lançado em 18 de setembro de 2021.
A operação será administrado pela empresa Eurotunnel Le Shuttle Freight, operando 24 horas por dia, seis dias por semana. Isso fornecerá capacidade para lidar com cerca de 8.300 reboques/ano. O Eurotunnel Border Pass permitirá que os remetentes digitalizem suas trocas de dados com as autoridades de fronteira.
A Getlink disse que o serviço ferroviário emitirá menos CO2 do que as balsas, ajudando os clientes a descarbonizar sua cadeia logística como um todo. Também contribuiria para a ambição do governo francês de dobrar a participação no mercado de frete ferroviário até 2030 e para os planos do governo do Reino Unido de descarbonizar o transporte de cargas.
“Ao oferecer um novo serviço de baixo carbono, confiável e ultra-seguro, estamos respondendo a uma demanda em constante mudança”, disse Christian Dufermont, Diretor Comercial de Frete da Eurotunnel. “Confirmamos nossa determinação em ser o meio de passagem preferencial para as cadeias de logística mais exigentes.”