A empresa ferroviária americana Progress Rail e a Norfolk Southern, começaram a testar a primeira locomotiva EMD GP34ECO para operação de pátio e tráfego de carga intermediário (curta distância), que usa redução catalítica seletiva para atender aos regulamentos de emissões Tier 4 da Agência de Proteção Ambiental.
Remanufaturada a partir de uma locomotiva modelo GP59, na oficina de Locomotivas Juniata de Norfolk Southern em Altoona, Pensilvânia, EUA, espera-se que a locomotiva entre em serviço em Harrisburg (Pensilvânia) ainda este ano (2021).
Ela é movido por um motor 12-710 EMD de 3.000 hp e equipado com um sistema de pós-tratamento de fluido de escapamento de diesel que oferece uma redução de 90% nas emissões de NO x e eficiência de combustível significativamente maior do que os designs anteriores. Ela também foi equipado com uma cabine resistente a choques e novos controles eletrônicos.
“O projeto da locomotiva GP34ECO foi baseado na incorporação de um sistema Tier 4 destinado a se adequar às nossas plataformas de locomotivas GP e SD”, explicou Ahmed Moustehy, Vice-Presidente de Vendas de Material Rodante da América do Norte para Progress Rail, em 30 de setembro. “compromisso com a sustentabilidade, planejamos trabalhar com nossos clientes para identificar oportunidades para outros programas ECO no futuro.”
Tom Schnautz, Vice-Presidente de Controle Avançado de Trem da NS, disse “temos um forte histórico de modernização de nossa frota de locomotivas – fortalecendo nossas operações diárias e, ao mesmo tempo, promovendo nossos objetivos de sustentabilidade.
“Nos últimos anos, temos colaborado com a Progress Rail para atualizar mais de 100 locomotivas que alimentam nossas operações rodoviárias e terminais. Esta nova locomotiva é mais um passo à frente em nossa jornada de modernização, e esperamos alcançar a certificação de emissões Tier 4.”